Carnaval do JinRou: EM+ Manresa participa de evento ofertando makes artísticas
No último domingo (19/02), o JinRou realizou um baile de carnaval numa perspectiva nerd e otaku no Jaydin do Édenn. O evento contou com a presença de lojinhas de produtos geek, jogos eletrônicos, campeonato de Karaokê e de Cosplays e maquiagens artísticas ofertadas pela equipe do Espaço MAGIS Manresa.

Participante que passou pela oficina de Maquiagem Artística
Como um ambiente que reflete e estimula a produção de ambientes culturais para a juventude, o Espaço MAGIS Manresa não pode ficar de fora quando convidados pelo JinRou a se somar nesse evento. Ao longo de toda a tarde foram várias maquiagens de diferentes estilos que foram sendo produzidas e replicadas nos participantes do evento que aproveitavam desse momento de convivência, descontração, lazer e diversão.
Dom Helder Camara, ao se referir ao carnaval, o retrata como
[...] alegria popular. Direi mesmo, uma das raras alegrias que ainda sobram para a minha gente querida. Peca-se muito no carnaval? Não sei o que pesa mais diante de Deus: se excessos, aqui e ali, cometidos por foliões, ou farisaísmo e falta de caridade por parte de quem se julga melhor e mais santo por não brincar o carnaval. Brinque, meu povo querido! Minha gente queridíssima. É verdade que na quarta-feira a luta recomeça, mas ao menos se pôs um pouco de sonho na realidade dura da vida!
Ao longo de 10 anos de presença apostólica do Espaço MAGIS Manresa, muitos desafios enfrentados pela juventude são presentes nos itinerários, nas rodas de conversa e nos atendimentos que são realizados, entre eles, a clara expressão da falta de ambientes culturais e artísticos pensados justamente para a juventude.
Nicole Inaê, colaboradora do EM+ que participou como uma das maquiadoras partilha um pouco de sua experiência e de como foi possível perceber o magis inaciano à partir do serviço aos demais nessa atividade:
Foi uma experiência cativante e divertida. A maquiagem não apenas proporcionou que a gente trabalhasse a autoestima do/a participante, como também permitia que nos conhecêssemos: descobrindo se a pessoa era mais tímida, qual suas cores favoritas e personagens em que se inspirava. A pessoa sentava na cadeira se sentindo apreensiva e ao se olhar no espelho, saia sorrindo e tirando fotos.
Zack Weiber, maquiador profissional que acompanhou o Espaço nessa aventura artística, também compartilhou um pouco do que significou para si esse momento:
Maquiagem é cultura, empoderamento e transformação. Com cores, texturas e profundidades podemos conhecer infinitas versões de nós. Fazer esse projeto com a Espaço MAGIS me proporcionou conhecer pessoas, desde maquiadoras profissionais até quem nunca havia feito nenhum tipo de maquiagem, pessoas de 5 a 50 anos. Foi muito gratificante poder ter participado desse momento encantador.
Oxalá que as diferentes expressões juvenis possam encontrar espaços culturais que sejam acolhedores, que reafirmem suas identidades e potencializem seus sonhos, crenças, valores, gostos e culturas!
Nossa gratidão aos colaboradores e colaboradoras que construíram esse momento, assim como o Zach Weiber que pode contribuir como oficineiro nas maquiagens artísticas. Também somos gratos aos amigos do JinRou pelo espaço e parceria, assim como a equipe do Jaydin do Édenn por nos acolher.
Abaixo, você pode acessar e baixar todas as fotos do evento:
Fonte: Já dizia Dom Helder Camara: "carnaval é alegria popular"
Fotos e Notícia: Guilherme Augusto Siebeneichler