top of page

EM+ e EFV ofertam formação para Rede Marista de Cascavel

Na última segunda-feira (06/03), cerca de 80 professores e professoras do Grupo Marista de Cascavel receberam uma Formação sobre a Campanha da Fraternidade (Fraternidade e Fome) à luz da Economia de Francisco e Clara ofertada pelo Espaço MAGIS Manresa e Educação Financeira para a Vida (EFV).


Ana Carolina e Augusto Martins realizando a exposição da temática com base na proposta da Economia de Francisco e Clara.


A convite da equipe de pastoral da Escola Social Masrista de Cascavel, o Espaço MAGIS recebeu a tarefa de refletir com o corpo docente, técnico e pastoral das duas instituições de ensino do grupo localizadas na região acerca da Campanha da Fraternidade, apresentando um panorama acerca dos apectos sociais e econômicos que movem a Igreja no anseio em refletir tal temática e como mobilizar as escolas para que atuem com esse tema tão importante, mas tão difícil, dentro das salas de aula, como tem sido o desafio proposto pela Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC) em atuar em parceria para que seja possível apresentar esse panorama aos estudantes, sensibilizando-os à essa dura realidade vivenciada no Brasil.

O encontro se iniciou com um momento de espiritualidade, pautado na lectio divina a partir do lema que inspira a campanha deste ano, "Dai-lhes vós mesmos de comer" (Mt 14,16), num momento inicial os participantes colocaram no papel: como está nossa Economia e qual Economia queremos construir? Partindo da percepção da realidade econômica os colaboradores do Espaço e fundadores do EFV, Ana Carolina e Augusto Martins, contextualizaram a preocupação da Igreja com as questões sociais. De maneira explícita/solene formalizando uma doutrina social, ou Pensamento Social Cristão, há mais de 130 anos que a Igreja se posiciona em defesa dos mais vulneráveis. Desde o Papa Leão XIII até o Papa Francisco já foram mais de 15 documentos magisteriais sobre as questões sociais (operários, sindicatos, globalização, progresso dos povos, trabalho, política, educação, cultura, paz, democracia, desarmamento e muitos outros assuntos).

Como expressão concreta da Doutrina Social da Igreja, os jovens introduziram os participantes na temática da Economia de Francisco e Clara. E, por último, houve uma conversa sobre o objetivo geral da CF 2023, as causas e consequências da fome, e como abordar este tema complexo, vergonhoso, escandaloso e criminoso nas salas de aula.

Agradecemos a Rede Mariste pelo carinho e acolhida de sempre, em especial à equipe diretiva e pastoral de ambas as instituições que sempre são muito abertas ao diálogo na construção de projetos em parceria com o Espaço MAGIS Manresa. Que essa rede em prol da formação continuada e permanente siga gerando frutos e laços de amizade e proximidade, como já tem sido concretizado.



Veja abaixo mais algumas fotos do evento:


67 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page