top of page

EM+ participa da Semana da Mulher no Centro Jesuíta

De 06 à 10 de março vêm acontecendo no Centro Jesuíta de Cidadania e Assistência Social (CJCIAS), a Semana da Mulher no Centro Jesuíta, um evento que tem por objetivo aproximar as participantes do Programa ofertado pela obra da Companhia de Jesus dos processos sócio-históricos das lutas e garantias de direitos obtidos pelas mãos de mulheres.


Foto: Arquivo do EM+ Manresa.


O Centro Jesuíta atua como parte da Rede de Promoção da Justiça Socio Ambiental (RPJSA), uma das frentes de missão da Província dos Jesuítas do Brasil que movimenta as ações em prol do apostolado social da congregação como um todo. Em Cascavel, a presença do CJCIAS implica um trabalho contínuo e reflexivo acerca das múltiplas relações da mulher na sociedade, principalmente, na geração de trabalho e renda, na geração de autoestima e no protagonismo feminino de mulheres jovens, adultas e idosas.

A Semana da Mulher no Centro Jesuíta é uma iniciativa de dar condições de refletir de forma mais aprofundada e mediada, questões rotineiras e cotidianas que as mulheres enfrentam. Para isso, o CJCIAS lançou o tema "Mulheres: Lutas e Garantias de Direitos" para o tema inspirador da semana de 2023 que tem trazido inúmeras reflexões acerca dos direitos adquiridos pelas mulheres ao longo dos últimos anos.

Em consonância com a Ação Apostólica "Pela Vida de Todas as Mulheres" e a Campanha "Ser Mais Presente", o Espaço MAGIS Manresa se somou a essa roda de conversa para, no dia 07/03 (terça-feira), dialogar acerca da mulher e o direito à educação. O momento foi iniciado pelo colaborador Guilherme Augusto Siebeneichler, que apresentou uma contextualização acerca do que vem a ser a educação e o processo de humanização e foi finalizado pela colaboradora Nicole Inaê que mediou a reflexão acerca das dificuldades que ainda hoje são encontradas pelas mulheres no ingresso e permanência ao ensino, principalmente superior. Ambos os colaboradores são formados em pedagogia e puderam expressar um pouco de seus aprendizados e vivências dentro da área da educação para as participantes do CJCIAS, viabilizando uma interação que visibiliza que o processo de ensino/aprendizagem extrapola o meio escolar.

O Espaço agradece a acolhida que sempre recebe do Centro Jesuíta e suas/eus colaboradoras/es, desejando que essa semana siga gerando frutos fecundos na relação dessas mulheres com outras pessoas.



Veja mais algumas fotos do evento:



30 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page