Feira do Livro Dado marca reflexões sobre justiça socioambiental
No último domingo (26), o Espaço MAGIS Manresa promoveu a terceira edição da Feira do Livro Dado e Oração com Arte (OCA). O projeto reuniu a população de Cascavel para socializar a arte e a cultura.

Participantes observando os livros disponíveis. Acervo do EM+. Foto: Guilherme Augusto Siebeneichler
Motivados pelo que move a Campanha Ser Mais Presente (MAGIS, 2022-2023) e a Economia de Francisco e Clara, o Espaço MAGIS Manresa proporcionou mais um encontro para socializar arte e cultura de forma gratuita. Ao todo, 520 pessoas passaram pela feira, 1.913 livros foram doados, 12 pessoas participaram da oficina de mandala e ainda puderam conhecer um pouco mais dos materiais produzidos pelas participantes do Centro Jesuíta de Cidadania e Assistência Social (CJCIAS).
O projeto que já conseguiu socializar mais de 3.000 livros desde sua primeira edição, é parte de um projeto de conscientização acerca do "consumo consciente", que implica uma reflexão acerca da forma como nos apropriamos, utilizamos e descartamos produtos diariamente. O caminho da solidariedade e da troca sem a mediação de recursos monetários, possibilita o despertar para novas formas de consumo, uso, troca e descarte adequado, quando necessário.
Além dos livros doados, as pessoas que se fizeram presentes puderam participar da oficina de mandalas que foi ofertada gratuitamente. As oficinas que são ofertadas concomitantemente à Feira potencializam a dimensão cultural desse projeto, fortalecendo e ampliando ambientes artísticos que permitam maior reflexão sobre o eu e a natureza, a expressão artística por diversas modalidades de arte e a cultura do encontro.
Ainda esse ano, o Espaço MAGIS Manresa pretende realizar a 4ª edição do evento, que já tem buscado meios de implementação de grandes novidades para uma tarde mais artística, participativa e vivencial com os/as participantes.
Para acessar as demais fotos do evento, clique no botão abaixo.